
Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade."
Atribuída a Leonardo da Vinci
1452-1519
Curiosidades sobre o esporte
07/08/2015 - Atualizado em 23/04/2017
Conhecendo um pouco do esporte
​
O que é voo livre?
O voo livre é uma denominação a uma ramificação da aviação, na qual todos os equipamentos utilizados nesta modalidade têm por característica não possuírem motorização; Dentre eles podemos citar o parapente, asa delta e planadores.
​
Qual a diferença entre “paraglider” de “parapente”?
A diferença esta apenas na escrita, pois os dois nomes se referem a mesma coisa. O nome Parapente vem do francês: PARA que significa parachute (pára- quedas) e PENTE é o mesmo que colina, morro e o Paraglider vem do inglês: GLIDER que é planador. O Parapente, ao contrário do Paraquedas tem uma configuração que lhe permite um desempenho de voo, a decolagem é feito em uma montanha permitindo assim utilizar-se das correntes ascendentes promovendo a sua sustentação.



Voo Monjolo Baixo Guandu ES





Como faço para passar a praticar o esporte de voo livre?
​
Primeiramente você deve se decidir qual o tipo de equipamento mais te agrada, e para isto aconselha-se a fazer um voo duplo com um instrutor habilitado, o qual estará te explicando e demonstrando as peculiaridades de cada equipamento. Após isto o ideal é que se faça aulas com uma escola reconhecida na qual irá te ensinar de forma didática e eficiente para que você possa praticar o esporte de modo seguro.
Para aprender tenho que comprar o equipamento?
​
Não há necessidade que se compre o equipamento antes de sua “formatura”, as escolas possuem os equipamentos necessários para o seu aprendizado. Depois que terminar o curso você caso decida realmente se dedicar ao esporte, o seu instrutor poderá te auxiliar na compra dos equipamentos mais adequados para a sua pratica.
Quais são os equipamentos necessários para se voar?
Basicamente você irá precisar de alguns equipamentos para cada modalidade que são eles:
Paraglider :
A vela ou velame, também chamados por muitos como o “paraglider” em si. É a parte de cima na qual quando inflada irá ter uma forma de asa, criando as condições necessárias para o voo.
A selete, este equipamento é a “cadeirinha” em que você estará preso e conectado ao velame.
Em que se difere um voo de asa delta para o voo de paraglider?
A diferença esta no comportamento e atitudes as quais um piloto de asa tem em relação ao de paraglider, ou seja, a forma de pilotagem deve ser distinta um do outro, a essência é a mesma, utilizar-se das correntes ascendentes para se voar, porem a forma que um equipamento funciona durante o vôo até o seu pouso tem características as quais somente com a pratica e dedicação se adquire conhecimento necessário para o domínio de cada equipamento.
​
Por que não se vê tantas asas delta voando, e os paraglider são a maioria?
Alguns fatores levaram uma modalidade se destacar mais do que a outra, dentre os fatores estão na praticidade que o paraglider oferece, o transporte é muito mais fácil, pois o mesmo vai acondicionado em uma mochila em que o praticante pode carregá-la facilmente. Outro fator é o tipo de voo que ele proporciona, é considerado mais apreciativo por voar em uma velocidade menor do que uma asa delta e ainda a possibilidade de se pousar em pequenas áreas faz uma grande diferença para muitos pilotos.
No quesito segurança, os paraglider atuais melhoram muito, porem, contudo ainda são muito mais suscetíveis a panes do que uma asa delta, por possuírem uma estrutura armada a asa delta não ocorre o fechamento do equipamento em voo.






O paraqueda reserva, equipamento fundamental em caso de haver uma pane irrecuperável no velame principal durante o voo. Em que será sacado do compartimento especifico e lançado para que possa te salvar de algo pior.
Capacete, equipamento fundamental para te resguardar de seqüelas na cabeça.
Asa delta:
A asa, basicamente é o equipamento que você utiliza para o vôo em si.
Cinto é o equipamento o qual você estará preso e conectado a asa delta.
O paraqueda reserva, equipamento indispensável para a sua segurança para que seja usado em ultimo caso em que o equipamento principal não tenha mais condições de vôo.
Capacete, equipamento fundamental para te resguardar de sequelas na cabeça.
Como funciona um campeonato de voo livre?
​
Depende muito do tipo de campeonato em questão, hoje, os mais freqüentes são os que se utilizam de equipamentos eletrônicos (GPS) para que seja feito a apuração das informações por meio de um software programado para este fim.
​
Este campeonato especifico compreende em cumprir metas pré determinadas pela organização do evento, estas metas consistem em sair de um ponto e ir para outros, mas cumprindo algumas regras como por exemplo decolar na hora especifica e passar próximos a estes pontos de forma mais rápida possível.
​
Existem outras formas de campeonatos, mas estes são mais comum em encontros de amigos que buscam uma forma de se descontraírem em grupo.
​
O vídeo abaixo é uma explicação de como é feito a apuração de um campeonato.


